O que é oração meditativa?

Meditar é ruminar as verdades divinas. A oração meditativa consiste em analisar uma verdade de fé e se esforçar, através do diálogo com Deus, em extrair desta verdade todo alimento espiritual possível. Como uma pessoa que come uma coxa de frango se esforça em retirar toda carne, na oração meditativa buscamos obter do texto meditado toda a verdade de fé ali contida.

Meditar consiste em nos colocarmos na presença de Deus e aplicarmos ativamente a nossa inteligência sobre um determinado tema espiritual, até que, por meio do ato de fé movido pela graça de Deus, possamos alcançar um entendimento mais profundo e solidificado. É como apalpar um objeto no escuro na esperança de que um flash de luz apareça e, por meio dele, possamos visualizar o objeto apalpado.

A oração meditativa segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC §2705-2708)

Como meditar?

Santa Teresa d'Ávila

A oração mental - também chamada meditação -, segundo Santa Teresa d'Ávila, "nada mais é do que relações amigáveis e conversas solitárias frequentes com Aquele que sabemos que nos ama". No entanto, para entrar em tal estado de colóquio com Deus, são necessários alguns instantes de preparação: devemos procurar acalmar nossos sentidos e apaziguar nosso estado mental, muitas vezes perturbado pelas agitações do dia-a-dia. Os grandes santos recomendam que iniciemos a meditação nos colocando na presença de Deus, nos humilhando diante dele e suplicando para que nossa inteligência seja iluminada.

São Francisco de Sales ressalta a importância de se exercitar a imaginação para se colocar na presença de Deus e meditar as verdades de fé diante do Divino Salvador, "imaginando-o em sua Humanidade Sagrada, como se Ele estivesse ao seu lado". Uma vez diante do Senhor, podemos começar a nos servir do texto espiritual escolhido, pausando em cada trecho ou passagem que nos causarem maiores impressões. Segundo Santo Afonso de Ligório, devemos estar atentos às luzes que Deus nos concede durante o processo para que, ao fim, possamos tomar resoluções de crescimento espiritual e suplicar ao Senhor aquilo que mais necessitamos para cumpri-las.